
Assim como o diagnóstico e a decisão de aceitar fazer uma cirurgia da coluna, o pós-operatório também é um momento delicado e que requer disciplina para a recuperação adequada do paciente.
Durante a internação, contamos com a ajuda de médicos e enfermeiros para os cuidados iniciais, mas ao chegar em casa, apesar de ser um ambiente aconchegante e ter o apoio da família, a adaptação requer atenção para que não haja complicações futuras na cirurgia ou mesmo na sua própria cicatrização.
Após o procedimento realizado na coluna, seja cervical, lombar ou torácica, algumas ações são proibidas: a pessoa não pode pegar peso, fazer movimentos bruscos e nem dirigir. Caso esteja com falta de equilíbrio, deve andar com o auxílio de uma pessoa ao lado ou de um andador, até sentir segurança novamente.
Em média, a recuperação completa dependendo da cirurgia, com sessões de fisioterapia, dura entre dois e três meses, desde que o seu organismo responda ao tratamento e sejam seguidas todas as recomendações médicas. Com o passar dos dias, o paciente começa a se sentir melhor, mas é um processo que também exige paciência.
Vale lembrar ainda que a administração correta dos medicamentos ajuda a aliviar a sensação de dor e a rigidez dos músculos.
Em casa, a família precisa adaptar o ambiente ao paciente. A melhor posição do travesseiro na hora de dormir, a utilização de uma cadeira na hora do banho e o uso de almofadas para o paciente melhor se acomodar sentado estão entre as principais dicas. Além disso, é importante manter uma alimentação saudável e ingerir bastante água.
Como a pessoa tende a se locomover menos, o uso de meias de compressão na altura dos joelhos também é indicado para evitar trombose.
Vamos reforçar os principais cuidados em casa por um período de tempo determinado pelo seu médico:
- Não fazer movimentos bruscos
- Não abaixar para pegar objetos no chão
- Não pegar peso
- Não dirigir
- Subir escadas devagar, degrau por degrau e sempre com a supervisão de outra pessoa
- Fazer pequenas caminhadas em local plano
- Evitar ficar muitas horas sentado, em pé ou deitado em uma mesma posição
- Mesmo antes de iniciar as sessões de fisioterapia, procurar mexer constantemente o membro que está com a mobilidade mais reduzida para estimular o movimento
- Evitar relação sexual
- Em caso de dor, tomar a medicação indicada e também colocar uma compressa morna na região para ajudar a aliviar o sintoma.
Após iniciar as sessões de fisioterapia, quando indicadas pelo neurocirurgião, procure manter a disciplina e fazer corretamente os exercícios mesmo quando estiver em casa. Desta forma, ajudará a acelerar o seu tratamento.
Passado o período de repouso pós-operatório, a pessoa pode voltar a trabalhar, desde que o neurocirurgião dê a alta. Mas é importante ainda verificar os cuidados que devem ser seguidos mesmo após a recuperação total para que a qualidade de vida seja mantida e para que o mesmo problema não ocorra em outro local da coluna.
E lembre-se, se precisar entrar com auxílio-doença, solicite todas as informações ao seu médico para dar entrada ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).